quinta-feira, 3 de outubro de 2013



ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO PARLAMENTO JOVEM DE MINAS DE JUIZ DE FORA 2013

A Câmara Municipal realizou dia 27/09 a cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem de Minas em Juiz de Fora edição 2013, no Plenário Vereador Francisco Afonso Pinheiro. Monitores – acadêmicos da UFJF –, professores e alunos da Escola Cenecista Monteiro Lobato, da Escola Estadual Padre Frederico Vienkem SVD, da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, do Instituto Estadual de Educação e do Colégio Santa Catarina receberam certificado de participação.
De acordo com o presidente, Julio Gasparette (PMDB), a Casa Legislativa se sente honrada com o desenvolvimento do programa. “Os jovens presentes hoje nesta sessão estão no caminho certo. Vocês vão fazer a diferença no futuro da política em nosso País”, destacou.
A aluna da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, Laura Luiza de Oliveira, representando todos os alunos das escolas de ensino médio participantes da edição deste ano, afirmou em seu discurso que a oportunidade de participar desse programa permite reconhecer os caminhos da política e a importância da negociação para o seu sucesso. “A experiência obtida favoreceu o amadurecimento político, aperfeiçoando nosso julgamento sobre questões de ordem pública”. Após sua fala a estudante entregou ao presidente da Câmara Municipal o documento final aprovado na plenária estadual realizada no dia 23 de agosto na Assembleia Legislativa de Minas.
O acadêmico do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora e monitor do PJ Minas de JF 2013, Víctor Cézar Rodrigues, relatou que o projeto o surpreendeu. “Posso considerar que os alunos e alunas aqui presentes são cidadãos diferentes de quando começaram a participar do projeto, pois este período que passamos estudando, aprendendo e discutindo assuntos que envolvem cidadania, nosso papel político na sociedade e problemas de ordem pública das instituições contribuiu para despertar um olhar mais crítico”, disse.
A professora do Departamento de Ciências Sociais da UFJF e coordenadora do PJ em Juiz de Fora pela UFJF, Patrícia Rangel, parabenizou a Assembleia Legislativa de Minas, a Câmara Municipal, a UFJF, as escolas e seus alunos pelo ótimo trabalho. “O parlamento jovem é definitivamente uma grande aposta em aproximar a cidadania das instituições representativas, focando em um grupo tão invisibilizado e carente de formação política. O PJ nos mostra a cada edição que nossos adolescentes estão longe de ser desinteressados e desmobilizados”, declarou.
Ao falar em nome das escolas participantes, o professor Revelino Leonardo Pires de Mattos agradeceu os estudantes pelo comprometimento e empenho. “Foi uma satisfação enorme participar do PJ. O futuro do nosso Brasil está nas mãos dos nossos adolescentes”.
O sociólogo do Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara e coordenador do PJ Minas em Juiz de Fora, Sérgio Dutra, agradeceu o apoio das escolas, dos participantes e de todos os envolvidos. “O PJ promove a formação política dos estudantes. Ajuda a despertar o interesse e desenvolve a capacidade dos adultos do futuro”.
O Vereador Antônio Aguiar (PMDB) disse que considera esse projeto uma das ações de maior relevância do parlamento. “A democracia chegou aos moldes que sonhávamos. Sou otimista e vejo que a sociedade está se organizando. Jovens não cessem mais esse caminho, continuem firmes”, declarou. Já o Vereador Vagner de Oliveira (PR) enfatizou que não se constrói um futuro sem olhar para o passado. “O projeto vai contribuir muito para a vida desses jovens. Essa juventude é o futuro do nosso País”.
Encerradas as atividades da edição do PJ de Minas de JF 2013 a expectativa agora é com o início dos  trabalhos para a edição do próximo ano, a escolha das escolas participantes e do tema a ser debatido.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário