quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Apresentadas as propostas da etapa regional do PJ 2014

No dia 11/07 ocorreu a última plenária regional do Parlamento Jovem de Minas. No encontro, no Plenário Afonso Pinheiro, foram apresentadas as propostas que serão levadas para a etapa estadual nos dias 29, 30 e 31 de Outubro, em Belo Horizonte.
A solenidade estiveram presentes alunos do ensino médio de Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa e Santos Dumont. Os presidentes das câmaras destes municípios também estiveram presentes e reafirmaram a importância da temática do PJ 2014, “Envelhecimento com qualidade de vida”. Além deles, a coordenadora estadual do PJ Fernanda Freitas; representantes da Assembleia Legislativa e da PUC Minas; e vereadores de Juiz de Fora e Matias Barbosa. Confira as propostas:




Propostas 1º subtema:
Direito ao envelhecimento com qualidade de vida
1.    Criação do centro de vivência do idoso que teria como finalidade estimular a socialização dos idosos e fornecer atendimento exclusivo para os mesmos. O centro ofereceria atendimento médico exclusivo, com as especialidades mais necessitadas pelos idosos e contaria ainda com uma academia ao ar livre e espaço para o lazer, supervisionados por profissionais da área.
2.    Criação por parte do governo estadual de cursos gratuitos para cuidadores de idosos e enfermeiros, a fim de aperfeiçoar técnicas necessárias para o adequado acompanhamento dos idosos.
Propostas 2º subtema:
Promoção da Convivência Intergeracional
1.  Viabilização do Projeto “Vivendo e aprendendo” pelo Poder Executivo de Minas, que teria como parceiros as instituições de ensino superior, promovendo a atuação dos universitários e idosos que compartilham da mesma área profissional, com intuito de realizar um trabalho mútuo que será apresentado para a sociedade de maneira a sensibilizar quanto à questão intergeracional.
2.  Promoção de eventos artísticos e culturais destinados a estimular a convivência intergeracional, por meio de palestras e atividades culturais, educacionais e de lazer diversas, destinadas à conscientização sobre a importância da convivência familiar e social entre jovens e idosos, onde ocorreria o resgate do trabalho de artistas idosos, aproximando do cenário cultural, obras de escritores, poetas, músicos e atores maiores de 60 anos.

Propostas 3º subtema:
Protagonismo Social e Político 
1.    Criação de um Parlamento Idoso nos moldes do Parlamento Jovem, promovendo, em locais de fácil acesso, debate entre os idosos em casas de acolhimento, programas governamentais voltados para os idosos e frequentadores das casas legislativas.
2.    Realização de campanhas de conscientização e esclarecimento, por profissionais, visando à divulgação da legislação referente aos direitos dos idosos, bem como a importância da sua participação na política incentivando o voto do idoso. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário