terça-feira, 27 de junho de 2017

Plenária Municipal do PJ Minas JF 2017 é realizada

O plenário Vereador Francisco Afonso Pinheiro da Câmara Municipal de Juiz de Fora, no dia 23 de junho, sediou a Plenária Municipal do PJ Minas JF 2017. O evento foi aberto pelo 1º Vice-presidente do legislativo, o vereador Antônio Santos Aguiar (PMDB), e contou com a presença da vereadora Ana das Graças Côrtes Rossignol, a Ana do Padre Frederico, (PMDB); da diretora Legislativa, Maria Aparecida Fontes Cal; do coordenador do Centro de Atenção (CAC) da Câmara Municipal, Luiz Eugênio Ribeiro Bastos; do sociólogo do CAC e coordenador do PJ Minas em Juiz de Fora, Sérgio Dutra; e da profª Christiane Jalles de Paula, do Departamento de Ciências Sociais da UFJF e coordenadora do monitores. Também foi registrada a presença do professor do Departamento de Ciências Sociais da UFJF Jorge Chaloub.






Terminada a abertura o 1º Vice-presidente passou a condução dos trabalhos para os monitores Matheus Vitorino Machado e Karoline Kelen Sena, respectivamente, coordenador e secretária da mesa de trabalhos da plenária. Também auxiliaram na redação das propostas o assistente legislativo Luiz Paulo Santiago de Almeida e a monitora Bruna Candiá Saad, bem como os monitores Milena de Paula, Amanda Franco Castilho, Marissa de Oliveira, Joan Rosa e Luís Eduardo Netto responsáveis pelo acompanhamento das votações.

Após explicar a dinâmica dos trabalhos o monitor Matheus Vitorino, passou a palavra aos estudantes: Thalison Victorino, do Colégio Tiradentes e relator do subtema 1; Ana Clara Azevedo Pereira, do Colégio dos Jesuítas e relatora do subtema 2; e Mateus Facio Rezende, do Colégio Vianna Júnior e relator do subtema 3. Os estudantes apresentaram seus relatórios sobre as discussões em seus respectivos Grupos de Trabalho, realizados no dia 19/06, no Colégio Vianna Júnior.









Na sequência, trinta e sete estudantes dos colégios Apogeu, Jesuítas, Tiradentes e Vianna Júnior e da Escola Estadual Prof. José Freire ouviram atentamente a leitura das 12 (doze) propostas em discussão e apresentaram seus pedidos de destaques que compreendia a exclusão, modificação ou aglutinação de propostas.



















Uma nova proposta para o subtema 1, endossada por quatorze participantes, foi apresentada, mas recusada pela plenária. Ao final dos debates, seis propostas, sendo duas por subtema, foram priorizadas e agora serão encaminhadas para discussão na etapa regional a ser realizada nos dias 11 e 18 de agosto na Câmara Municipal de Matias Barbosa, sede do Polo Regional Zona da Mata I.

A plenária foi encerrada com a apresentação e discussão dos temas sugeridos pelas escolas para a edição 2018 do Parlamento Jovem de Minas. O Colégio Apogeu sugeriu o tema: Medidas preventivas e corretivas em relação ao Bullying nas escolas; o Colégio Tiradentes: Cultura, Esporte e Lazer; o Colégio Vianna Júnior: Cidadania Digital e Tecnologia nas Escolas. O colégio dos Jesuítas e a Escola Estadual Prof. José Freire indicaram o tema Saúde Pública. Por maioria absoluta dos presentes, com vinte e três votos, o tema escolhido foi “Cidadania Digital e Tecnologia nas Escolas.





Esse tema e as propostas listadas abaixo serão encaminhados para a etapa regional.
Propostas priorizadas e que serão encaminhadas para a etapa regional:
Subtema 1 – Educação política e currículo
1.     Criar um fórum estadual estudantil com objetivo de discutir o currículo escolar com participação dos alunos e seus responsáveis, educadores e coordenadores, com intuito de discutir as matérias disciplinares, esclarecer qualquer dúvida que surgir durante o ano, seja de professores, alunos, pais e coordenadores nas reuniões do Fórum.
2.     Criar um programa que vise a educação política nas escolas, como ampliação de uma carga horária opcional a ser destinada para cursos voltados à educação política, com profissionais da área. Aderindo tópicos nas disciplinas de filosofia, sociologia, e artes. Tal programa seria aplicado em alunos do ensino médio.
Subtema 2 – Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens
3.    Financiamento público e/ou privado para projetos de extensão que promovam a vivência dos alunos em atividades culturais extra-escolares, como visitas a museus, passeios guiados, seminários nas escolas, abertos ao público, com representantes políticos e/ou professores, gincanas de sociabilização, esportes e oficinas, todos ancorados na política.
4.    A escola deverá ter projetos sociais que se engajem tanto na comunidade local quanto na cidade. Também poderá ceder seu espaço para outras instituições acadêmicas e ONGS, para que possam instruir os alunos e a comunidade sobre política, através de seminários, palestras gincanas de conhecimento geral, jogos que estimulem o senso crítico e trabalhos que façam simulações de cunho político.
Subtema 3 –Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas
5.       Constituir um grupo de alunos formado por estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, com o propósito de representar todos os estudantes do município em discussões estaduais e municipais periodicamente.
6.       Criar mecanismos de transferência de informação sobre as decisões escolares tomadas pelas direções, coordenações e colegiados; através de: rádio, fóruns, blogs e cartazes. Em âmbito de escolas das redes pública e privada.

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