quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Plenária Regional do Polo Zona da Mata I

A etapa regional do Polo Zona da Mata I do PJ Minas 2017 foi encerrada no dia 18 de agosto com a realização da Plenária Regional na Câmara Municipal de Matias Barbosa, sede do polo.

Na oportunidade também aconteceu o primeiro encontro cultural do polo, quando se apresentaram a Corporação Musical Lima Santos da cidade de Rio Preto e dois grupos de dança formados por estudantes, um da cidade de Leopoldina e outro da cidade de Matias Barbosa. Este momento serviu tanto para promover a descontração dos estudantes presentes quanto permitir-lhes a realização de articulações visando à discussão e aprovação de algumas propostas em debate.



Terminada as apresentações culturais, a plenária regional foi instalada pelo presidente da Câmara Municipal de Matias Barbosa, o vereador Carlos Alberto de Almeida e anfitrião do evento, e pela presidente da Câmara Municipal de Carandaí, a vereadora Maria da Conceição Aparecida Baêta. A mesa de abertura contou ainda com o sociólogo Claudinei dos Santos Lima, servidor da Câmara Municipal de Matias Barbosa e coordenador do polo regional Zona da Mata I.
Também presentes os presidentes das Câmaras de Madre de Deus de Minas, o vereador Valmir de Oliveira Santos; de Rio Preto, o vereador Celso Machado Ferreira; de Santos Dumont, o vereador Dorival Oliveira. Bem como a vereadora de Carandaí Maria Imaculada Wanser.



Além dos vereadores registraram presença os coordenadores municipais: Tiago Hernane da Silva de Carandaí; Luiz Eugênio Ribeiro Bastos e Sérgio Dutra de Juiz de Fora; Ludmilla Xavier Gomes e Luiz Celso Barbosa de Leopoldina; Jussara Maria de Souza de Madre de Deus de Minas; Felipe Reis Vieira e Thaciane Souza de Matias Barbosa; Arislene de Fátima Oliveira de Olaria; Monique Aparecida de Almeida Delgado de Rio Preto; e Renan Augusto Pedrosa de Santos Dumont.

As discussões das propostas foram conduzidas pelos estudantes de ensino médio que atuaram como coordenadores nos Grupos de Trabalho de cada um dos três subtemas. Assim distribuídos: o subtema 1 ficou sob responsabilidade de Camila Ferreira Vieira de Rezende, coordenadora, e Darlan Lima Severino, relator, ambos estudantes de Leopoldina; no subtema 2 as discussões foram coordenadas por Lucas Ribert da Silva Marinho, da E. E. Prof José Freire de Juiz de Fora, e Othon José Araújo Fajardo, de Madre de Deus de Minas, atuou como relator; já as propostas do subtema 3 foram coordenadas por João Vitor Calixto de Aguiar de Santos Dumont, tendo como relatora Mariana Damaceno de Matias Barbosa.





Os estudantes presentes – das cidades de Carandaí, Juiz de Fora, Leopoldina, Madre de Deus de Minas, Matias Barbosa, Olaria, Rio Preto e Santos Dumont – discutiram doze propostas priorizadas nos Grupos de Trabalho realizados no dia 11/08. Ao final dos debates restaram sete propostas priorizadas, sendo uma nova. Essas propostas foram encaminhadas à coordenação estadual do programa a fim de serem anexadas ao documento com as propostas priorizadas em todas as doze plenárias regionais. Este documento de propostas será debatido na etapa estadual que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de setembro, quando estudantes dos sessenta e três municípios participantes da edição 2017 do PJ Minas serão reunidos para nova rodada de discussão visando à priorização daquelas propostas a serem encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.






Além das discussões das propostas, os estudantes presentes na plenária regional aprovaram o tema Saúde Pública como sugestão para a edição 2018, tema também indicado na edição 2016. Este tema se juntará a outros aprovados pelas demais regionais no debate para a definição do tema do PJ Minas 2018 que acontecerá também na etapa estadual.



Propostas priorizadas e que serão encaminhadas para a etapa estadual:
Subtema 1 – Educação política e currículo
1.  Inserir no currículo escolar, fundamental II e médio, a disciplina de sócio-política com matérias de Direito Eleitoral, Constitucional e do Consumidor superficialmente com uma aula semanal recreativa e tradicional com professor docente na área. Tal medida visa, além do pensamento crítico, o reconhecimento da política como premissa de uma vida cidadã..
2.  Implementar ao currículo aulas práticas que influenciem o uso de recursos tecnológicos oferecidos pelo MEC com melhor aproveitamento para matérias de maior abstração, bimestralmente pré-definida.
Subtema 2 – Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens
3.  Acrescentar projetos que tragam profissionais das mais diversas áreas de atuação para um debate sobre suas profissões, bem como: visitas guiadas por empresas locais para conhecer as atividades que são desenvolvidas nos comércios locais, e auxílio de um psicólogo para orientação vocacional.
4.    Que bimestralmente, nas escolas, um dia letivo seja destinado a realização de rodas de conversa, oficinas e gincanas envolvendo toda a comunidade escolar, sociedade e os poderes públicos focados nas demandas da sociedade.
Subtema 3 – Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas
5.   Realizar convênio privado ou público com a secretaria de cultura, para criar uma bolsa incentivo, onde os alunos que tenham sido convocados para uma equipe (dança, musica, arte e esporte) de destaque maior, tenham oportunidade de desenvolver seu talento.
6.  Tornar obrigatório um psicólogo nas escolas, com o objetivo de solucionar conflitos entre alunos, professores, funcionários e familiares. Também auxiliar nas questões psicológicas do aluno em relação a vestibulares, concursos e na sua orientação profissional.
Nova Proposta:
7.   Promover uma aula semanal que vise modificar o pensamento negativo sobre a política devido ao que estamos vivendo perante a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário